Pensando diferente com Design Thinking

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Pensando diferente com Design Thinking

Entendendo como os processos e a empatia com o cliente, orientado a modelos de inovação podem melhorar nossos resultados.
  • Entendendo o negócio
  • A importância da inovação no cenário atual
  • Superando os gaps que impedem o alcance de resultados
  • Conhecendo nosso cliente
  • Desenhando visão de futuro
  • Vivenciando a melhoria na prática
Entendendo como os processos e a empatia com o cliente orientado a modelos de inovação podem melhorar nossos resultados.
O objetivo do curso é proporcionar aos participantes o entendimento do negócio, a importância da inovação no cenário atual, a superação dos gaps que impedem o alcance de resultados, conhecer os nossos clientes, desenhar a visão de futuro e vivenciar a melhoria na prática.
Profissionais de todas as áreas de atuação que queiram entender mais sobre seus clientes (outside in), aplicar técnicas, tecnologias e ferramentas para inovação da melhoria de resultados.
Data: Julho, Agosto e Setembro
Horário: - De 9h às 18h - Sábado e Domingo
- De 18h30 às 22h30 - Segundo a Sexta
Carga horária: 24h
Local: Brasilia-DF, Goiânia-GO e Belo Horizonte-MG
Quantidade de participantes: A combinar (sugestão: máximo 25 por turma);
Dia 1: Conceituação:
  • Manhã:
    • Quem é você?
    • Conceito de processo (evento inicial/resultados/atividades)
    • BPMO
    • Como consegue alcançar a estratégia organizacional
    • Stakeholders do processo
    • Missão e visão
    • Inovação
    • Design thinking
    • Foco em resultados
    • Exemplo processo
    • Exemplo de missão e visão
    • Exemplo clientes
    • Exemplo de mapa de empatia com o grupo para apenas 1 deles
  • Tarde:
    • Aquecimento
    • Apresentação do caso tratado
    • ET (raso)
    • Exemplo com ET
    • Regra do côco (raso)
    • Exemplo da regra do côco
    • Pesquisa de campo
    • Resumo do dia
Dia 2: Vivência:
  • Manhã:
    • Aquecimento
    • Apresentação do ET, Côco, Pesquisa
    • Mapa de empatia
    • Entendendo os problemas atuais (qual o problema e real problema);
    • Como você entende que é o processo atual?
    • Grupo faz desenho lúdico do que é o processo baseado nas pesquisas
  • Tarde:
    • Aquecimento
    • Review do dia anterior
    • Missão e visão do caso feito pelo grupo
    • Conceito de jornada do cliente
    • Exemplo de jornada do cliente
    • Brainstorm de ideias de melhoria
    • Resumo do dia
Dia 3: Lições Aprendidas:
  • Manhã:
    • Aquecimento
    • Cases de melhorias
    • Definindo melhorias principais (divergindo para convergir)
    • Fazendo a prototipagem
  • Tarde:
    • Aquecimento
    • Iterando a melhoria
    • Apresentação
    • Encerramento
      • Feedback do grupo
      • Mensagens motivacionais
  Obs.: Serão realizados diversos exercícios para fixar os conceitos e ajudar os participantes a aplicar as técnicas de Design Thinking.

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Entendendo meu próprio negócio:

1 – Elaborando diagnósticos dos processos corporativos;

     – Documentação do processo atual.

2 – Revisando e Aplicando a melhoria continua nos processos;

     – Documentação do processo melhorado;

     – Identificando novas atividades e/ou corrigindo as existentes.

     – Identificação de oportunidades de melhoria nos processos de nossos clientes;

     – Adequando os processos na visão organizacional.

 

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