Pensando diferente com Design Thinking

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Pensando diferente com Design Thinking

Entendendo como os processos e a empatia com o cliente, orientado a modelos de inovação podem melhorar nossos resultados.
  • Entendendo o negócio
  • A importância da inovação no cenário atual
  • Superando os gaps que impedem o alcance de resultados
  • Conhecendo nosso cliente
  • Desenhando visão de futuro
  • Vivenciando a melhoria na prática
Entendendo como os processos e a empatia com o cliente orientado a modelos de inovação podem melhorar nossos resultados.
O objetivo do curso é proporcionar aos participantes o entendimento do negócio, a importância da inovação no cenário atual, a superação dos gaps que impedem o alcance de resultados, conhecer os nossos clientes, desenhar a visão de futuro e vivenciar a melhoria na prática.
Profissionais de todas as áreas de atuação que queiram entender mais sobre seus clientes (outside in), aplicar técnicas, tecnologias e ferramentas para inovação da melhoria de resultados.
Data: Julho, Agosto e Setembro
Horário: - De 9h às 18h - Sábado e Domingo
- De 18h30 às 22h30 - Segundo a Sexta
Carga horária: 24h
Local: Brasilia-DF, Goiânia-GO e Belo Horizonte-MG
Quantidade de participantes: A combinar (sugestão: máximo 25 por turma);
Dia 1: Conceituação:
  • Manhã:
    • Quem é você?
    • Conceito de processo (evento inicial/resultados/atividades)
    • BPMO
    • Como consegue alcançar a estratégia organizacional
    • Stakeholders do processo
    • Missão e visão
    • Inovação
    • Design thinking
    • Foco em resultados
    • Exemplo processo
    • Exemplo de missão e visão
    • Exemplo clientes
    • Exemplo de mapa de empatia com o grupo para apenas 1 deles
  • Tarde:
    • Aquecimento
    • Apresentação do caso tratado
    • ET (raso)
    • Exemplo com ET
    • Regra do côco (raso)
    • Exemplo da regra do côco
    • Pesquisa de campo
    • Resumo do dia
Dia 2: Vivência:
  • Manhã:
    • Aquecimento
    • Apresentação do ET, Côco, Pesquisa
    • Mapa de empatia
    • Entendendo os problemas atuais (qual o problema e real problema);
    • Como você entende que é o processo atual?
    • Grupo faz desenho lúdico do que é o processo baseado nas pesquisas
  • Tarde:
    • Aquecimento
    • Review do dia anterior
    • Missão e visão do caso feito pelo grupo
    • Conceito de jornada do cliente
    • Exemplo de jornada do cliente
    • Brainstorm de ideias de melhoria
    • Resumo do dia
Dia 3: Lições Aprendidas:
  • Manhã:
    • Aquecimento
    • Cases de melhorias
    • Definindo melhorias principais (divergindo para convergir)
    • Fazendo a prototipagem
  • Tarde:
    • Aquecimento
    • Iterando a melhoria
    • Apresentação
    • Encerramento
      • Feedback do grupo
      • Mensagens motivacionais
  Obs.: Serão realizados diversos exercícios para fixar os conceitos e ajudar os participantes a aplicar as técnicas de Design Thinking.

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Garantindo que nossos clientes entendam seus processos:

1 – Identificar os principais processos corporativos (Processos Core Business):

     – Workshop de Transformação;

          – Documentar a parte central do negócio;

          – Criação da visão Outside In;

          – Criação do backlog de melhorias.

 

2 – Estabelecer o caminho a ser atingido com base nos principais processos identificados:

     – Definição dos métodos que serão utilizados na melhoria dos processos;

     – Aplicação da cultura organizacional nos processos corporativos;

     – Exploração da visão transversal dos processos corporativos (ponta a ponta);

     – Registro das orientações e procedimentos na Gestão por Processos.

 

3 – Planejar como medir os indicadores de desempenho

     – Elaboração do Plano de Ação;

     – Definindo indicadores macros de desempenho por visão negocial.

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Implantando a Gestão por Processos:

1 – Desenvolvendo ações de melhoria e inovação continua;

     – Acompanhamento de iniciativas.

2 – Desenvolvendo métricas de desempenho de processos;

     – Acompanhando o desempenho e calibrando os indicadores de desempenho;

     – Gerando relatórios de controle.

3 – Realizando especificações técnicas do negócio;

4 – Gerindo o portfólio de projetos;

5 – Transformando a visão sistêmica e não funcional do trabalho em Automações de processos.

 

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Entendendo meu próprio negócio:

1 – Elaborando diagnósticos dos processos corporativos;

     – Documentação do processo atual.

2 – Revisando e Aplicando a melhoria continua nos processos;

     – Documentação do processo melhorado;

     – Identificando novas atividades e/ou corrigindo as existentes.

     – Identificação de oportunidades de melhoria nos processos de nossos clientes;

     – Adequando os processos na visão organizacional.

 

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Sustentando o negócio:

1 – Capacitações e treinamentos;

     – Definir lista de cursos.

2 – Governança de processos:

     – Planejamento da implantação da Governança;

     – Definições dos processos, métodos, técnicas e ferramentas de Governança;

     – Mapeamento, Administração e controle do portfólio de processos;

3 – Elaboração, definição e implantação da arquitetura de processos;

4 – Aplicar a gestão de configuração e mudança no repositório de processos;

     – Gestão de mudança.

 

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Entenda o que é o PDCA

 

Ciclo PDCA foi criado pelo Dr. Walter Shewart, mas foi popularizado pelo Dr. W. Edwards Deming, considerado por muitos o pai da qualidade moderna. Seu objetivo principal é possibilitar que os processos de gestão das empresas sejam mais ágeis, além disso, pode ser utilizado em diversos tipos de empresas para atingir excelentes resultados na gestão corporativa.

Ciclo PDCA é estruturado com o planejamento das ações, execução do planejado, verificação dos resultados e realização das ações corretivas. Veremos o resumo de cada uma destas etapas:

P (Plan) = Planejamento: Estabelecer e elaborar o plano de ação, identificando os problemas que impedem o alcance das metas esperadas.

D (Do) = Execução: Realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. Colocar em prática o planejado.

C (Check) = Verificação: Verificar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar os processos e resultados, confrontar com o planejado e criar os relatórios específicos.

A (Act) = Realização/Ação: Tomar todas as providências necessárias com base nas avaliações e relatórios dos processos. Se necessário traçar novos planos de ação para melhoria continua da qualidade, visando a correção de falhas e o aprimoramento dos processos corporativos.

Importante: O Ciclo PDCA é um ciclo, dessa forma, deve está sempre girando não tendo um fim definido. O novo ciclo pode ser iniciado a partir do ciclo anterior, sendo essencial para o sucesso do processo.

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