Estruturando um Escritório de Processos

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Estruturando um Escritório de Processos

Apresentação de métodos para a estruturação de um Escritório de Processos. Foco na necessidade e na cultura organizacional:
  • Pensar, conceber e organizar processos “de fora para dentro”;
  • Esse Workshop não pretende lhe dar respostas prontas, mas sim os caminhos para obtê-las.
A Gestão de Processos de Negócio tem sido cada vez mais aceita como uma abordagem que busca a sustentação e melhoria contínua do desempenho. Apesar de conceitos relativamente simples, observa-se uma grande dificuldade em sua plena implantação ao longo de toda a Organização. Dentre os elementos encontrados nas histórias de sucesso de implantação, destaca-se o Centro de Excelência em Processos ou Escritório de Processos.
  • O curso será realizado como um workshop dando oportunidade a cada participante de participação ativa e aplicação dos conceitos e conhecimentos em seu caso particular
  • Nesse Workshop, serão discutidos os principais conceitos relativos à Gestão de Processos, seus instrumentos e tecnologia de suporte. Será apresentado um método para a estruturação do Escritório de Processos adequado às suas necessidades e cultura.
  • Técnicos, gerentes e executivos envolvidos com o planejamento, concepção e condução de Escritório de Processos.
    Data: Julho, Agosto e Setembro
    Horário: - De 9h às 18h - Sábado e Domingo
    - De 18h30 às 22h30 - Segundo a Sexta
    Carga horária: 16h
    Local: Brasilia-DF, Goiânia-GO e Belo Horizonte-MG
    Quantidade de participantes: A combinar;

    Uma abordagem de gestão para melhoria contínua e sustentada de desempenho

    ·      Conceito de Gestão de Processos

    ·      O ciclo da gestão do desempenho

    ·      Transformações alinhadas com a estratégia

    ·      Mudanças x Melhorias de Processos

    ·      A Organização centrada em processos

    Instrumentos e papéis da gestão de processos 

    ·      Papéis da Gestão de Processos

    ·      Cultura e valores da Gestão de Processos

    ·      Maturidade em Gestão de Processos

    ·      Níveis de maturidade como indutor de capacitação, métodos, ferramentas e tecnologias de suporte

    Processo de gestão de processos

    ·      Exemplos de Processos de Gestão de Processos 

    ·      A importância da padronização desse processo 

    ·      A importância do dono desse processo

    ·      Bebendo do próprio veneno

    Escritório de processos

    ·      Considerações ao estabelecer um Escritório de Processos

    ·      Passos para estabelecer um Escritório de Processos

    ·      Aplicando os passos

    Um roadmap para implantação da gestão de processos

    Alexandre Magno Mello

    Vem atuando com Processos e Gestão Baseada em Processos desde 1994. Desenvolveu e implementou projetos de diversas naturezas, envolvendo: elaboração de metodologia de Gestão de Processos de Negócio, estruturação de Escritório de Processos, elaboração de Arquitetura de Processos e projetos de Melhoria de Processos – incluindo análise de processo e identificação e especificação de indicadores de desempenho. Como instrutor de Bussiness Process Management, capacitou inúmeros profissionais de diversos segmentos e participou de várias conferências no país e no exterior.

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    Garantindo que nossos clientes entendam seus processos:

    1 – Identificar os principais processos corporativos (Processos Core Business):

         – Workshop de Transformação;

              – Documentar a parte central do negócio;

              – Criação da visão Outside In;

              – Criação do backlog de melhorias.

     

    2 – Estabelecer o caminho a ser atingido com base nos principais processos identificados:

         – Definição dos métodos que serão utilizados na melhoria dos processos;

         – Aplicação da cultura organizacional nos processos corporativos;

         – Exploração da visão transversal dos processos corporativos (ponta a ponta);

         – Registro das orientações e procedimentos na Gestão por Processos.

     

    3 – Planejar como medir os indicadores de desempenho

         – Elaboração do Plano de Ação;

         – Definindo indicadores macros de desempenho por visão negocial.

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    Implantando a Gestão por Processos:

    1 – Desenvolvendo ações de melhoria e inovação continua;

         – Acompanhamento de iniciativas.

    2 – Desenvolvendo métricas de desempenho de processos;

         – Acompanhando o desempenho e calibrando os indicadores de desempenho;

         – Gerando relatórios de controle.

    3 – Realizando especificações técnicas do negócio;

    4 – Gerindo o portfólio de projetos;

    5 – Transformando a visão sistêmica e não funcional do trabalho em Automações de processos.

     

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    Entendendo meu próprio negócio:

    1 – Elaborando diagnósticos dos processos corporativos;

         – Documentação do processo atual.

    2 – Revisando e Aplicando a melhoria continua nos processos;

         – Documentação do processo melhorado;

         – Identificando novas atividades e/ou corrigindo as existentes.

         – Identificação de oportunidades de melhoria nos processos de nossos clientes;

         – Adequando os processos na visão organizacional.

     

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    Sustentando o negócio:

    1 – Capacitações e treinamentos;

         – Definir lista de cursos.

    2 – Governança de processos:

         – Planejamento da implantação da Governança;

         – Definições dos processos, métodos, técnicas e ferramentas de Governança;

         – Mapeamento, Administração e controle do portfólio de processos;

    3 – Elaboração, definição e implantação da arquitetura de processos;

    4 – Aplicar a gestão de configuração e mudança no repositório de processos;

         – Gestão de mudança.

     

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    Entenda o que é o PDCA

     

    Ciclo PDCA foi criado pelo Dr. Walter Shewart, mas foi popularizado pelo Dr. W. Edwards Deming, considerado por muitos o pai da qualidade moderna. Seu objetivo principal é possibilitar que os processos de gestão das empresas sejam mais ágeis, além disso, pode ser utilizado em diversos tipos de empresas para atingir excelentes resultados na gestão corporativa.

    Ciclo PDCA é estruturado com o planejamento das ações, execução do planejado, verificação dos resultados e realização das ações corretivas. Veremos o resumo de cada uma destas etapas:

    P (Plan) = Planejamento: Estabelecer e elaborar o plano de ação, identificando os problemas que impedem o alcance das metas esperadas.

    D (Do) = Execução: Realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. Colocar em prática o planejado.

    C (Check) = Verificação: Verificar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar os processos e resultados, confrontar com o planejado e criar os relatórios específicos.

    A (Act) = Realização/Ação: Tomar todas as providências necessárias com base nas avaliações e relatórios dos processos. Se necessário traçar novos planos de ação para melhoria continua da qualidade, visando a correção de falhas e o aprimoramento dos processos corporativos.

    Importante: O Ciclo PDCA é um ciclo, dessa forma, deve está sempre girando não tendo um fim definido. O novo ciclo pode ser iniciado a partir do ciclo anterior, sendo essencial para o sucesso do processo.

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